segunda-feira, 26 de novembro de 2018

UNIDADE MÓVEL DE ATENÇÃO A VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES

A unidade móvel de atenção à violência contra as mulheres, conhecida como Ônibus Lilás, esteve no município de Cruzmaltina nos dia 21 e 22 de Novembro. O itinerário contemplou a sede do município e o distrito de Dinizópolis. O ônibus da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social levou às mulheres atendimento gratuito e orientação sobre violência doméstica e familiar e, também, sobre direitos sociais. A equipe esteve a disposição para realizar encaminhamento de denúncias referentes às diversas situações de violência, seja física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial, além de orientar sobre os direitos previstos na Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006). Também houve parcerias com a Secretária de Saúde para ofertas de exames rápidos, bem como palestra com a Enfermeira Elicéia. O evento teve a Parceria da Prefeitura Municipal de Cruzmaltina, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, e contou com a presença da comunidade e  também  usuários dos Serviços do CRAS. 

TIPOS DE VIOLÊNCIA - Segundo a Lei Maria da Penha, agressão não é apenas aquela que deixa marcas físicas. Embora a violência física e o abuso sexual sejam mais evidentes, outros tipos de violência também causam sofrimento e podem ser punidos. A legislação também condena casos de violência emocional ou psicológica, como xingar, humilhar, ameaçar, fazer a mulher acreditar que está ficando louca e controlar tudo o que ela faz; patrimonial, como controlar ou tirar o dinheiro da mulher ou destruir seus objetos; e moral, que consiste em humilhar a vítima publicamente e expor sua vida íntima.
ÔNIBUS LILÁS - Desde 2015, duas unidades móveis da Secretaria da Família percorrem o Estado e levam atendimento a eventos e às áreas mais distantes, como assentamentos, aldeias indígenas, comunidades rurais e quilombolas. Mais de 25 mil atendimentos já foram realizados. O ônibus tem espaço individual e sigiloso para orientação e atendimento. O veículo leva ainda informações sobre os equipamentos municipais que podem acolher mulheres em situações de risco.


















 












































Nenhum comentário:

Postar um comentário