18 de Novembro é uma homenagem a essas pessoas que são escolhidas pela comunidade para defender os direitos da criança e do adolescente nos municípios. Atualmente, são cerca 30 mil conselheiros em todo o país que atuam, por exemplo, no recebimento de denúncias de maus-tratos, violência sexual, trabalho infantil, entre outras violações de direitos. Também são responsáveis pela fiscalização e aplicação das políticas públicas direcionadas à população infanto-juvenil. O conselheiro tutelar representa o olhar atento e protetivo de cada comunidade, atuando nos espaços de convivência das crianças e adolescentes por todo Brasil. Criados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os conselhos estão presentes em 99,89% dos municípios brasileiros. Recentemente a Secretaria de Assistência Social de Cruzmaltina homenageou os conselheiros do Município de Cruzmaltina.
A unidade de Cruzmaltina é responsável pela oferta de serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, nas áreas de vulnerabilidade e risco social. É a principal porta de entrada para os serviços do SUAS, possibilitando o acesso a um grande número de famílias à proteção e assistência social.
quarta-feira, 28 de novembro de 2018
VIII CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
A Secretaria de Assistência Social de Cruzmaltina e o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) realizaram no dia 27/11/18 a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com o tema: "Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento de Violências". O evento contou com a Palestrante Claudiana Tavares Sgorion, e com a apresentação do Coral do Serviço de Convivência de Lidianópolis
CONFRATERNIZAÇÃO FIM DE ANO - GRUPO MELHOR IDADE DE DINIZÓPOLIS
terça-feira, 27 de novembro de 2018
CURSO QUALIDADE DE VIDA - CRAS/SENAR
Foi realizado no dia 26/11/18 no CRAS o Curso de Qualidade de Vida ( Família rural) numa parceria com o SENAR. O curso abordou conteúdos como :Auto Estima; Relacionamento Familiar; Qualidade de Vida no trabalho; Estresse; Doenças crônicas não transmissíveis; Alcoolismo; Tabagismo; Doenças sexualmente transmissíveis (DSTS); Vacinas – Calendário de vacinação brasileiro; Meio ambiente e Qualidade de Vida; Agricultura e agrotóxicos, cuidados com animais peçonhentos, orçamento familiar.
segunda-feira, 26 de novembro de 2018
UNIDADE MÓVEL DE ATENÇÃO A VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES
A unidade móvel de atenção à violência contra as mulheres, conhecida como Ônibus Lilás, esteve no município de Cruzmaltina nos dia 21 e 22 de Novembro. O itinerário contemplou a sede do município e o distrito de Dinizópolis. O ônibus da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social levou às mulheres atendimento gratuito e orientação sobre violência doméstica e familiar e, também, sobre direitos sociais. A equipe esteve a disposição para realizar encaminhamento de denúncias referentes às diversas situações de violência, seja física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial, além de orientar sobre os direitos previstos na Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006). Também houve parcerias com a Secretária de Saúde para ofertas de exames rápidos, bem como palestra com a Enfermeira Elicéia. O evento teve a Parceria da Prefeitura Municipal de Cruzmaltina, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, e contou com a presença da comunidade e também usuários dos Serviços do CRAS.
TIPOS DE VIOLÊNCIA - Segundo a Lei Maria da Penha, agressão não é apenas aquela que deixa marcas físicas. Embora a violência física e o abuso sexual sejam mais evidentes, outros tipos de violência também causam sofrimento e podem ser punidos. A legislação também condena casos de violência emocional ou psicológica, como xingar, humilhar, ameaçar, fazer a mulher acreditar que está ficando louca e controlar tudo o que ela faz; patrimonial, como controlar ou tirar o dinheiro da mulher ou destruir seus objetos; e moral, que consiste em humilhar a vítima publicamente e expor sua vida íntima.
ÔNIBUS LILÁS - Desde 2015, duas unidades móveis da Secretaria da Família percorrem o Estado e levam atendimento a eventos e às áreas mais distantes, como assentamentos, aldeias indígenas, comunidades rurais e quilombolas. Mais de 25 mil atendimentos já foram realizados. O ônibus tem espaço individual e sigiloso para orientação e atendimento. O veículo leva ainda informações sobre os equipamentos municipais que podem acolher mulheres em situações de risco.
quinta-feira, 22 de novembro de 2018
terça-feira, 20 de novembro de 2018
FEIRA DE PROFISSÕES SENAC IVAIPORA 2018
No dia 06/11 o Grupo de Adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS de Cruzmaltina e alguns alunos do Curso de Maquiador Profissional do SENAC que está em andamento no município, estiveram visitando as oficinas da Feira em Ivaiporã.
CERIMONIAL DE ENTREGA DE CERTIFICADOS DO CURSO DE AUTOMAQUIAGEM
Foi realizado na última Quinta-Feira(08/11/18) o cerimonial de entrega dos Certificados do curso de Automaquiagem para Adolescentes do SCFV e jovens da comunidade em geral realizado no mês de Agosto do corrente ano. Foram 16 alunas que frequentaram o curso, e obtiveram direito a certificação de 15 horas.O curso ensinou desde o básico da maquiagem, como fazer uma pele perfeita com aspecto natural, aplicação correta de cada produto, até dicas mais elaboradas como quais as cores que combinam a pessoa, pincéis e seus efeitos específicos, e muitos outros truques para realçar os pontos fortes do rosto.O cerimonial contou com a presença do Vice Prefeito Cicero e sua esposa Nereida, o Vereador Inacio Rios, a Secretária de Assistência Edilene Silva , o gerente da Unidade do Senac de Ivaipora o Sr. Fabiano e a Pedagoga Adriane, bem como os tècnicos do CRAS.O curso foi bem proveitoso e de grande valia para os alunos, conforme depoimentos dos alunos em especial das alunas Meire e Millena. O curso foi realizado numa parceria da Prefeitura Municipal de Cruzmaltina através da Prefeita Luciana Lopes de Camargo/SENAC/Secretaria de Assistência Social e CRAS.
Assinar:
Postagens (Atom)