quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos





No mês de junho deu-se início ao Projeto Horta Solidária que teve como objetivo presentear uma família do município com uma horta/jardim construída pelos integrantes dos grupos do CRAS (o a 6 e 6 a 15 anos), com o intuito de promover o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e incentivo da convivência familiar e comunitária, estimulando as trocas culturais, a transmissão do saber e partilha de vivências entre os participantes dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e a comunidade, buscando desenvolver o sentimento de pertença e identidade da família. Além de despertar o compromisso em relação a um meio ambiente sustentável, incentivando ações que promovam e preservem a natureza. O projeto se dividiu em várias etapas durante os meses de junho, julho e agosto, sendo elas: 

Explanação para os grupos do SCFV do propósito do projeto, onde os integrantes juntamente com os técnicos responsáveis ajudaram na sua elaboração.


Após a escolha da família, que é usuária da unidade, ela compareceu ao CRAS onde os participantes do grupo fizeram uma roda de conversa no intuito de conhecê-la e criar laços.


Posteriormente, os grupos receberam a visita de um técnico agrícola e um estudante formado no curso de Hortaliças ofertado pelo CRAS em parceria com o SENAR. Eles deram orientações sobre quais os procedimentos para o plantio de hortaliças e manutenção da horta. 


Na etapa seguinte, os grupos prepararam os materiais que foram utilizados. Sendo eles, pneus doados por moradores do município. Esses materiais que seriam descartados, foram destinados à reutilização, evitando em partes, a poluição e proliferação de possíveis causadores de doenças.





   
Os grupos foram até a residência da família selecionada para fazer o plantio da horta/jardim, ainda nesse processo, os participantes orientaram a família a respeito do cuidado que deverão ter em relação ao cultivo das hortaliças e flores. Ainda, buscaram estreitar laços de afetividade, a fim de que os integrantes da família se sintam acolhidos e pertencentes à comunidade.


                               




As técnicas responsáveis pelo projeto, Psicóloga Denise e a Pedagoga Clarice, juntamente com a equipe do CRAS informam que o mesmo será realizado anualmente, buscando ampliar o número de famílias contempladas com a horta/jardim sem medir esforços para atingir os objetivos do projeto. 







































































Nenhum comentário:

Postar um comentário