segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

MATRÍCULAS PARA OS GRUPOS PAIF E SCVF - 2015




COMUNICADO
ESTÃO ABERTAS AS MATRÍCULAS PARA NOVOS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS E GRUPOS OFERTADOS PELO CRAS DE CRUZMALTINA:


- GRUPOS DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTOS DE VÍNCULOS  -  PARA TODAS AS IDADES DIVIDIDOS POR FAIXA ETÁRIA !

- GRUPOS DO SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL A FAMÍLIA (PAIF)  - GRUPOS DE PINTURA, CORTE E COSTURA, GINASTICA, DANÇA E KARATÊ – PARA DIVERSAS FAIXAS ETÁRIAS.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Fusão de Secretárias do Estado do Paraná

O governador Beto Richa sancionou  a Lei Estadual 18.374/2014 que transforma a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social em Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - SEDS. Desde então, além de ser responsável pelas políticas estaduais de assistência social e de defesa dos direitos da criança e do adolescente, a pasta assumiu a coordenação das diretrizes e programas de geração de trabalho, emprego e renda, como também das políticas de defesa dos direitos da mulher, da pessoa idosa e das pessoas com deficiência.


terça-feira, 13 de janeiro de 2015

PARANÁ -Sancionado o Estatuto da Pessoa com deficiência

O governador Beto Richa sancionou a lei 18.419/2015, que estabelece o Estatuto da Pessoa com Deficiência do Estado do Paraná. O documento, discutido e aprovado em audiências públicas em todas as regiões do Paraná, foi criado para ampliar a inclusão social e garantir cidadania plena às pessoas com deficiência. O estatuto tem 277 artigos e vai viabilizar uma série de direitos descritos na Convenção Internacional da Pessoa com Deficiência, adotada pela Organização das Nações Unidas em 2006. O texto do estatuto foi elaborado com a participação de instituições, pessoas com deficiência e familiares.  O estatuto aborda diretrizes em áreas como saúde, educação, profissionalização, trabalho, assistência social, acessibilidade, que propiciam o bem-estar social e econômico das pessoas com deficiência. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontam que 20% da população paranaense tem algum tipo de deficiência. No capítulo relativo ao Direito ao Transporte, o estatuto reforça que as empresas que exploram o transporte coletivo intermunicipal no Paraná são obrigadas a adaptar os veículos das frotas. No capítulo sobre Cultura, Desporto, Turismo, Lazer e Comunicação Social, o texto frisa que eventos esportivos estaduais devem ter no calendário datas reservadas para a realização de eventos para as pessoas com deficiência.     A íntegra do Estatuto da Pessoa com Deficiência do Paraná pode ser visto no site da Agência de Noticias do Paraná, o www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Juliane Silva

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Tereza Campello é confirmada como ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Economista esteve à frente das principais políticas sociais do governo federal, como o Plano Brasil Sem Miséria, durante o primeiro mandato da presidenta Dilma Rousseff
A ministra Tereza Campello foi confirmada para mais um mandato no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O anúncio foi feito pelo Palácio do Planalto nesta quarta-feira (31), por meio de nota oficial. Campello assumiu pela primeira vez a pasta em de janeiro de 2011, no início do primeiro mandato da presidenta da República, Dilma Rousseff.

Durante a primeira gestão à frente do MDS, Tereza Campello liderou a coordenação do Plano Brasil Sem Miséria que, dividido em três eixos – garantia de renda, acesso a serviços e inclusão produtiva -, cumpriu todas as metas: mais de 22 milhões de pessoas foram mantidas fora da linha da extrema pobreza, quase 1,4 milhão de famílias pobres foram localizadas por meio da estratégia de Busca Ativa mais de 1,5 milhão de matrículas foram realizadas nos cursos de capacitação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Brasil Sem Miséria.

O Brasil Sem Miséria possibilitou ainda que 702 mil crianças beneficiárias do Programa Bolsa Família fossem matriculadas em creches e 9,1 milhões de doses de sulfato ferroso, distribuídas para menores de dois anos.

No semiárido, foram entregues mais de 771 mil cisternas para o consumo humano e outras 98,5 tecnologias sociais para apoiar a produção no semiárido. Também no campo, mais de 354 mil agricultores familiares receberam assistência técnica e extensão rural por meio do Programa Fomento às Atividades Rurais e quase 370 mil casas receberam energia elétrica com o Programa Luz Para Todos.

Os efeitos das políticas sociais brasileiras possibilitaram à ministra do Desenvolvimento Social presenciar a saída do Brasil do Mapa da Fome das Nações Unidas, em 2014, segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Relatório da organização apontou uma queda de 82% da população de brasileiros considerados em situação de subalimentação entre 2002 e 2013.

Tereza Campello é economista e participou da equipe de transição da primeira gestão do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, compôs a coordenação do grupo de trabalho que concebeu o Programa Bolsa Família e foi subchefe adjunta de Articulação e Monitoramento da Casa Civil.