sexta-feira, 28 de março de 2014

CRAS E AS SUAS FINALIDADES!


O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS  é a porta de entrada para os serviços de proteção social de famílias e indivíduos que vivem em situação de vulnerabilidade social, causada pela pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos afetivos, de relacionamento familiar ou comunitário, e de pertencimento social.
Nos CRAS as pessoas têm suas necessidades e potencialidades identificadas, e são encaminhadas para a rede de serviços socioassistenciais, como os serviços de educação, saúde, obtenção de documentos e outros.  Recebem atenção especial as pessoas com deficiência e idosas, principalmente aquelas que recebem o Benefício de Prestação Continuada - BPC.

Os serviços prestados nos CRAS incluem ações preventivas, de convivência e socialização, inserção e acolhida, capacitação e inserção produtiva, apoio e acompanhamento familiar.

Modalidades de serviços:

> Proteção e atendimento integral à família (PAIF)

> Convivência e fortalecimento de vínculos: ações socioeducativas com grupos geracionais, intergeracionais e grupos com interesses comuns.

As ações socioeducativas promovem o desenvolvimento da autoestima, autonomia, protagonismo, diferenciação, criatividade, sendo também desenvolvidos projetos em parceria com outros órgãos municipais, entidades sociais e instituições privadas.



Conceitos relativos ao trabalho social realizado nos CRAS:



Acolhida - atitude qualificada que envolve a postura do profissional frente ao usuário ou grupo de usuários. Processo de contato inicial do usuário com o PAIF, ocorrendo em grande parte na recepção do CRAS. (MDS - orientações específicas por serviço - PAIF)
Estratégia fundamental para a criação e o fortalecimento do vínculo entre o CRAS, família e comunidade, a reunião de acolhida é o espaço onde as novas famílias, grupos e indivíduos recebem as informações primordiais na perspectivas dos direitos de cidadania. (Protocolo de Gestãos dos CRAS em Curitiba, 2009)

                                              ...........................................

Acompanhamento Familiar - desenvolvimento de intervenções em serviços continuados, com objetivos estabelecidos, que possibilite à família o acesso a um espaço onde possa refletir sobre sua realidade, construir novos projetos de vida e transformar suas relações,  sejam elas familiares ou comunitárias. (Protocolo de Gestão Integrada, MDS, 2009)

                                              ...........................................

Atividades Comunitárias - processos coletivos e/ou comunitários voltados para a dinamização das relações no território de abrangência do CRAS; a defesa ou efetivação de direitos; decorrentes de mobilização de grupos ou comunidades; ou como decorrência de projetos coletivos propostos pelos grupos que participam de serviços socioeducativos. (MDS - orientações específicas por serviço - PAIF).

De caráter coletivo, voltado para a dinamização das relações no território, tem por objetivos promover a comunicação comunitária, a mobilização social e o protagonismo da comunidade, bem como fortalecer os vínculos entre as diversas famílias do território, desenvolver a sociabilidade, o sentimento de coletividade e a organização comunitária, por meio, principalmente, do estímulo à participação cidadã. (O CRAS que temos e o CRAS que queremos, MDS, 2010)

                                              ...........................................


Articulação intersetorial / Ações transversais: processo organizado e coletivo, que depende de uma ação deliberada e pressupõe a idéia de conexão, vínculo, relações horizontais entre parceiros, interdependência de serviços, o respeito à diversidade e as particularidades de cada setor participante (MDS - orientações específicas por serviço - PAIF)

                                              ...........................................

Busca Ativa: atividade realizada no âmbito dos serviços socioassistenciais com dois propósitos: Buscar o retorno de um usuário desistente a um serviço socioassistencial e identificar potenciais usuários do SUAS para inserí-los na rede de atendimento. A busca ativa pode se dar por diversos meios, que viabilizem o contato com o usuário.

                                              ...........................................


Inclusão Social: processo que possibilita à população excluída socialmente a partilhar bens e serviços sociais produzidos pela sociedade, garantindo a efetivação dos direitos, acesso à segurança, justiça, cidadania e representação política.

                                              ..........................................

Vigilância socioassistencial: desenvolvimento da capacidade e de meios de gestão assumidos pelo órgão público gestor da Assistência Social para conhecer a presença das formas de vulnerabilidade social da população e do território pelo qual é responsável. (PNAS, 2004

CRUZMALTINA -  TELEFONE 3454-2004
FACEBOOK: CRAS CRUZMALTINA
BLOG:CRASCRUZMALTINA

CURRICULUM VITAE

Curriculum Vitae  conhecido como currículo ou CV  é um documento que contem informações sobre você mesmo. Em seu currículo deverá conter toda sua trajetória nomercado de trabalho, tais informações que mostrará toda sua experiência que já conquistou ao longo dos anos.
Quantos anos de experiência, dentre outras informações. Nele deverá também conter os diplomas que você possui. Abordando sobre isso é sempre bom ter diplomas nessa hora, assim você pode colocar no seu currículo e com certeza isso irá te ajudar muito frente a outros concorrentes.

Primeiros passos no Currículo

Muitas pessoas têm duvidas de como fazer um curriculum vitae principalmente as pessoas que estão entrando no mercado de trabalho agora, se você tem duvidas de como fazer um curriculum vitae não se preocupe, pois não é tão difícil.
Primeiramente no cabeçalho você deve colocar seu nome completo, idade, estado civil,endereço completo e principalmente seu telefone, celular e e-mail isso é muito importante em um curriculum vitae, já que será através desses campos que a empresa entrará em contato consigo para agendar uma entrevista.

Objetivo do Currículo

Tenha Objetivos no trabalho
Depois que você colocou essas informações vamos para a segunda fase de um currículo que é o Objetivo. Esse tópico é onde você coloca quecargo ou oportunidade você tem interesse em concorrer, logo em seguida vem sua formação, nesse tópico você descrever toda sua formação acadêmica.
Adicione se você possui graduação completa ou se ainda está cursando, isso vale para outros como pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Mas detalhe, coloque apenas dados relevantes atuais, alias nenhum profissional que seleciona os funcionários quer saber onde você cursou seu pré-primário.
Depois vem sua experiência profissional onde você escreve suas experiências de trabalho mais importantes, procure por em ordem da mais recente em diante, logo em seguida você punha suas qualificações e atividades profissionais, utilize esse trecho para os cursos que você já concluiu e outras qualificações que você obteve ao longo de sua carreira e por ultimo se você preferir coloque suas informações adicionais, nesta parte você escreve dados que julgue significativos para a vaga.
Depois de feito, basta entregar seu curriculum vitae para as empresas que você deseja trabalhar.

Importância do Currículo

O currículo é muito importante para a seleção de funcionários, é a porta de entrada para você vir a trabalhar na empresa que em questão deseja participar colaborando com seus trabalhos e experiências. Nunca minta em um currículo, o que você pode fazer é optar em omitir, não escrever algumas coisas que não tem necessidade. Não precisa colocar que você tem filho de 3 anos de idade.
Agora se você chegar a ir até a uma entrevista você diz naturalmente sim, possuo filhos. Dessa forma você não estará mentindo, você apenas omitiu. Imagine você logo de cara mentindo em um currículo, com certeza irá perder pontos logo de cara.
Para saber mais sobre currículos Vitae, tais como papel a imprimir, as cores que deseja utilizar e outras dicas importantes sobre curriculum.
Confira abaixo um super currículo para você se dar bem no mercado de trabalho.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Meia Entrada Para Estudantes


Sempre tem alguns eventos bem legais no Brasil como um jogo de futebol, vôlei, basquete, eventos culturais, entre outros eventos onde todos podemos estar indo e aproveitando o espetáculo e para todos os estudantes  do Brasil que gostam de estar indo a eventos como esses saiba que você tem a grande oportunidade de estar pagando apenas meia entrada  para estar indo ao evento. Essa é uma ótima lei que ajuda diversos estudantes de todo o Brasil e com isso todos procuram estar correndo atrás da sua carteirinha de estudante para estar tendo a oportunidade de pagar apenas meia entrada em tal evento.
Para você que é estudante, mas não esta a par desse beneficio que você tem não se preocupe, pois é muito simples você ficar sabendo quando você pode estar pagando meia entrada do evento, pois geralmente na quando a venda dos ingressos é divulgada os preços são diferenciados em meia entrada e entrada inteira, com isso basta você estar apresentando algum documento de que você ainda esta estudando, documento como o RG escolar carimbado pela secretaria da escola onde você estuda, esse é o principal comprovante que prova que você esta matriculado em uma escola e tem direito a estar pagando meia entrada.

PALESTRA QUALIDADE DE VIDA




Aconteceu no dia 25 de Março Palestra sobre Qualidade de Vida com o palestrante Renato Cabreira Fioravante de Maringá,  no Salão Social promovido pelo CRAS para o Grupo da Terceira Idade.